terça-feira, 4 de setembro de 2012

A rainha Ester


Quem nunca ouviu dizer da sabedoria dessa mulher? Ela é tão especial que na bíblia há um livro com o nome e a história dessa Mulher Virtuosa.Para eu começar falando dela, eu posso assumir a vocês que Ester é uma das mulheres (da bíblia) a qual eu tenho mais admiração e vocês entenderam porque logo mais.


Ester era uma moça bonita, atraente e que causava boa impressão. Ela era órfã de pai e mãe e foi criada pelo primo, Mardoqueu.  Ela se tornou rainha após Vasti perder  a posição (de rainha) por ter se recusado a ir ao encontro do seu esposo, rei Assuero. Entre as centenas de mulheres que disputavam a posição de rainha, Ester foi escolhida por ter agradado ao Rei.

A história: Um dos servos do palácio, Hamã ocupou uma posição mais elevada que os demais, e passou a exigir que todos os oficiais se curvassem diante dele, porém Mardoqueu (judeu e primo de Ester) se recusava a isso. Com isso, Hamã teve um plano de exterminar todos os judeus, pois assim ele conseguiria acabar com Mardoqueu que não se curvada diante dele. Ao saber do plano de Hamã, Mardoqueu manda avisar a rainha Ester (que também era Judia) do plano e diz que se ela nada fizesse ela seria a única judia que escaparia. Naquela época a rainha não tinha permissão para falar com o rei, a não ser que ele o mandasse chamar. Então Ester toma uma posição de se admirar, ela disse: (cap.4:16) Vá reunir todos os  judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor.  Não comam  nem bebam durante três dias e três noites. Eu e as minhas criadas jejuaremos com vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei” . Quero chamar atenção para a sabedoria e sensibilidade da raiva Ester, uma mulher de fé. Ela fez três coisas que são o segredo do sucesso espiritual: Orar, Jejuar e Reunir o apoio de outros. A mulher sábia reconhece que há momento certo para falar. A bíblia diz que não devemos nos apressar em falar (Pv. 29:20) pois construiremos ou destruiremos vidas com as nossas palavras.

Muitas vezes o melhor a fazer é calar e orar. Devemos pedir a Deus que nos dê sabedoria para dizer o suficiente. Nos dias de hoje é muito comum vê mulheres que não conseguem dominar a língua, falam o que pensam sem saber se é a hora certa. Ou o que é pior, falam o que não devem, fazem fofoca e etc. O que eu mais admiro na rainha Ester é que na situação em que ela poderia se desesperar (pois a ordem é que todos os judeus fossem mortos e isso incluiria o seu primo que a criou) ela simplesmente foi orar e se consagrar para o momento em que ela fosse ao encontro do Rei. Isso é maravilhoso!!

O final da história é que os judeus foram salvos, Hamã foi descoberto e morto, e Mardoqueu assumiu o lugar de honra que antes era de Hamã. Aleluia! Eu profetizo que todas as leitoras tenham a sensibilidade e a sabedoria que a rainha Ester teve no momento difícil da vida dela.

*Quem ainda não leu o livro de Ester (na bíblia) vale a pena. A história é linda, emocionante e cheia de ensinamentos. 
Que Deus abençoe cada uma que tem me incentivado a escrever mais e mais para o blog. 

Jéssica Rodrigues



Um comentário:

  1. Muito linda a historia de Ester um exemplo a ser seguido, que nós sejamos sempre, pacientes, e sábias assim como ela foi... amem bjos minha linda!

    ResponderExcluir